segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aula Releitura de poemas

 Vamos aproveitar e conferir uma atividade da biblioteca do Monteiro Lobato onde os alunos do 4º e 5º ano fizeram uma releitura do poemas de Elias José "Brincando de não-me-olhe". A professora Jane trabalha na biblioteca com aulas diferenciadas de cunho voltado para a leitura. Nesta aula foram trabalhadas as turmas da professora Simone, Sandra e Mariluce. 


Planejamento
Aula: Releitura do poema "Brincando de nãom-me-olhe de Elias José

Brincar de juntar os versos do poema: Os versos são colocados, um a um, em cartões separados e distribuídos às crianças, cada criança, de posse de um verso, circulará pelo espaço da sala, recitando repetidamente o seu verso e, com isso, buscando encontrar o seu par, ou seja, o colega que estará recitando o verso que completa o seu(o complemento se dá pela rima).
À medida que se encontram, as crianças irão formando os pares e sentando no chão. 
Quando todos estiverem sentados, as duplas serão organizados e o poema será lido.
Leitura do poema
Criação de novos versos seguindo a estrutura do poema.
(em duplas - um cria um verso e o outro improvisa o restante do verso.)


Veja o texto de Elias José:



Brincando de não-me-olhe

Não me olhe de lado
que eu não sou melado.

Não me olhe de banda
que eu não sou quitanda.

Não me olhe de frente
que eu não sou parente.
(...)

Não me olhe no meio
que eu não sou recheio.

Não me olhe na janela
que eu não sou panela.

Não me olhe da porta
que eu não sou torta.

Não me olhe do portão
que eu não sou leitão.

Não me olhe no olho
que eu não sou caolho.

Não me olhe na mão
que eu não sou mamão.
(...)

(Elias José. Namorinho de portão. São Paulo, Moderna, 1986.)

Agora vamos à leitura que os alunos fizeram deste texto:

4º ano


Aluno: Cleriston


Não me olhe assim

Que não sou jasmim

 

Não me olhe sorrindo

Que não estou dormindo

 

Não me olhe voando

Que não estou brincando

 

Não me olhe apaixonado

Que estou casado

 

Não me olhe parado

Que não sou abestado


 

Não me olhe apaixonado 

Que não  sou seu amado

 

Não me olhe enraivada

Que não sou sua amada

 

Não me olhe com guarda-chuva

Que não sou viúva

 

Não me olhe com união

Que não quero sua mão

 

Não me olhe no livro

Que não tenho teu nível

 

 

Não me olhe de frente

Que não sou gerente

 

Não me olhe com amor

Que não sou seu avô

 

Não me olhe de laço

Que não sou palhaço

 

Não me olhe de princesa

Que não sou cereja

 

Não me olhe no clima

Que acabou a rima

 

Não me olhe de sunga

Que não sou vagabunda

 

Não me olhe de lixa

Que não sou lagartixa

 

Não me olhe de preto

Que não ando no seu beco

 

Não me olhe de gracinha

Que já sou seu irmão

 

Não me olhe com vingança

Que não tenho tolerância

 

Gibbson

 

Alunos: Andriele, Mardyla, Kelyane, Andresa, Aparecida e Victor Emanuel


Não me olhe como uma flor

Que eu não tenho a sua cor

 

Não me olhe com paixão

Que eu não quero seu coração

 

Não me olhe deste jeito

Que eu não sou perfeito

 

Não me olhe com amizade

Que eu não tenho tua idade

 

Não me olhe com paz

Que eu não sou rapaz

 

Não me olhe com tolerância

Que eu não tenho tua pança

 

Não me olhe como ladrão

Que eu já roubei teu coração

 

Não me olhe com vício

Que eu não sou feitiço

 

Não me olhe sem honestidade

Que eu não sou trindade

 

Não me olhe acesa

Que eu não sou princesa

 

Não me olhe com horror

Que a rima já acabou. 

 

Não me olhe com panela

Que não sou magrela

 

Não me olhe com aflição

Que não sou ladrão

 

Não me olhe sem respeito

Que não sou sem jeito

 

Não me olhe com honestidade

Que não quero amizade

 

Não me olhe com preguiça

Que não sou carniça

 

Não me olhe com tolerância

Que não sou criança

 

Não me olhe com união

Que meu nome não é Tião

 

Não me olhe de lado

Que não sou retardado

 

Não me olhe imoral

Que a rima já chegou ao final.

 

Ramon, Rafael, Nilton e Gleiton


Francilangela Clarindo
Assessora Administrativa do Clube dos Novos Autores
Professora do LIE Monteiro Lobato

2 comentários:

  1. Adorei as rimas gostei de brincar de não me olhe de novo poesia sempre me encanta gostei também do blog muitos bjs. Andriele

    ResponderExcluir
  2. Adorei as rimas são muito legais, eu adoro rima e também poesia. Tia Jane eu adorei o seu blog é muito legal e as rimas são muito engraçadas.Eu adoro suas aulas um beijo e um abraço de Rozana...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...